Oficina 30 – Centro de Artes da UFES

Cozinha é lugar de conversa boa, não é? Pois foi ao redor da mesa, aqui no IMA, numa conversa cheia de intimidade, com boas histórias, várias perguntas e um suquinho de fruta que começamos a trigésima oficina do projeto “Memória do Barro – Paneleiras”, com alunos do Centro de Artes da UFES, da professora Isabela Frade.

As paneleiras responsáveis pela turma foram três verdadeiras griôs do ofício: Cecilia de Jesus Santos, Valdelices Salles de Souza e Juci Leida Barboza. As três são filhas, netas e até bisnetas de paneleiras, provas vivas de como este ofício vêm sendo transmitido por gerações há mais de 400 anos!

Encerramos, assim, este ciclo, já com muitas saudades desses encontros. Das crianças da educação infantil aos adultos dos turnos noturnos, passando pelos inúmeros jovens do ensino médio, técnico ou superior, a troca é sempre intensa e o aprendizado mútuo.

Obrigada a todas as paneleiras que, muito generosamente, compartilharam seus saberes e a todos os alunos e alunas, docentes, diretores, diretoras, pedagogas e pedagogos das instituições que participaram.

Foi um enorme prazer!