O Projeto

O Projeto

Memória do Barro – Paneleiras é um projeto de memória, registro, pesquisa, valorização, transmissão e difusão do conhecimento ancestral em torno da fabricação das panelas de barro, primeiro bem cultural registrado como Patrimônio Imaterial no Livro de Registro dos Saberes pelos IPHAN, identificado na comunidade tradicional de Goiabeiras (Vitória – ES)..

Ações educativas – Oficinas

Serão realizados 30 encontros em escolas e instituições públicas de Vitória/ES, reunindo diferentes grupos de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Sempre com a orientação e o acompanhamento de Paneleiras de quintal e do galpão, estes encontros seguirão a seguinte programação:

Sessão de cinema

Exibição do curta-metragem “É da Mão de Quem? – Paneleiras”, episódio da websérie Griôs de Goiabeiras, sobre o ofício e a arte de fabricar a panela de barro.

Roda de conversa

Bate-papo entre as contadoras de histórias, Paneleiras e os participantes da oficina.

Contação de histórias

Exposição de panelas de barro e utensílios

Apresentação dos cinco tipos de panelas de barro com registro de indicação de procedência pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI (panela de arroz e pirão, caldeirão, panela de caldinho, panela de moqueca e assadeira para torta capixaba).

Modelagem de panelas de barro

Compartilhamento de saberes e experiência prática de modelagem do barro para a produção de panelas pelos participantes.

Os encontros serão documentados em fotos e vídeos que se transformarão em um documentário sobre a experiência educativa e de experimentação.

Site – Memória, registro e consulta

Além das ações educativas, este site abrigará textos, vídeos, filmes, fotos, depoimentos e biografia das Paneleiras, uso das panelas para receitas tradicionais e as manifestações culturais envolvendo a relação com as Paneleiras dentro da comunidade de Goiabeiras, como a Banda de Congo Panela de Barro, as Cantadeiras e a Folia de Reis.