
Na investigação sobre memórias, temporalidade e impermanência desenvolvi minha pesquisa buscando a relação com os territórios por onde passei. Nesse percurso utilizo dos muros e suas materialidades para evidenciar as camadas além das superfícies, evocando elementos da cultura, suas histórias e subjetividades.
Ficore
Artista plástico, grafiteiro e músico
Muro das Paneleiras
2022
O Mural das Paneleiras situado na Rua das Paneleiras em Goiabeiras, Vitória é localizado em frente ao Galpão onde são feitas as famosas Panelas de Barro.
A obra realizada pelo Artista Ficore, foi pintada com pincel e rolo, com tinta Acrílica Fosco sobre muro de concreto, medindo aproximadamente 170m². O mural tem como tema o Ofício das Paneleiras representado por imagens fragmentadas com formas geométricas que formam retratos exclusivos de quinze pessoas de diferentes gerações das Paneleiras de Goiabeiras, dentre mulheres, homens e crianças, além da representação de barcos e raízes de árvores do mangue.
Maria Conceição Gomes Barboza
Elizete dos Santos
Para conceber a obra, Ficore passou cerca de 6 meses pesquisando sobre o tema, entre fontes bibliográficas e visita de campo na comunidade de Goiabeiras onde coletou material através de troca de idéias e fotografias que realizou e teve acesso nos acervos das famílias. Já a execução da pintura foi feita durante um ano. A inspiração para o feito se deu principalmente pela vivência na região, onde o artista estabeleceu ateliê e residência na beira do manguezal, por cinco anos, no Bairro Maria Ortiz na Grande Goiabeiras. Nesse período, vislumbrou realizar uma obra que pudesse contribuir para o fortalecimento da cultura local, de modo que registrasse também um legado em sua passagem pelo bairro. No período de pesquisa e realização da obra, o artista foi acolhido pela comunidade e pelas paneleiras, fez amizades e ouviu centenas de estórias, além de presenciar o cotidiano das Paneleiras de Goiabeiras no Galpão da Associação e ruas do bairro.
No mural das Paneleiras, vivenciei o dia a dia da comunidade de Goiabeiras e do cotidiano de mulheres e homens que preservam um conhecimento único, transmitido por diversas gerações com a beleza e luta do trabalho artesanal, que, há décadas, simboliza um dos principais ícones culturais do Espírito Santo, a Panela de Barro.
Lucia Florinda do Nascimento Corrêa
Domingas Correa da Victória Fernandes
Elizete dos Santos
Evanilda Corrêa Fernandes
Lectícia Pereria Pinto
Palmira Rosa de Siqueira
Eraldo Correa Fernandes
Ronaldo Alves Correa
Domingas Correa da Victória Fernandes
Elizete dos Santos
Evanilda Corrêa Fernandes
Lectícia Pereria Pinto
Palmira Rosa de Siqueira
Eraldo Correa Fernandes
Ronaldo Alves Correa
Um privilégio relacionar minha pintura com essa tradição centenária que tanto representa a cultura do Espírito Santo e guarda uma infinitude de saberes, memórias, práticas e ancestralidade.
Ficore, residente em Vitória; é artista visual contemporâneo dedicado à Arte Urbana há mais de duas décadas. Se expressa na pintura em diferentes suportes, principalmente em murais, dos quais também explora o concreto retirado das paredes para a realização de instalações artísticas. Suas criações conhecidas pelo uso de formas geométricas, investigam temas como memória, temporalidade e impermanência e propõem a desconstrução de imagens com composições fragmentadas, que vão do abstrato ao figurativo. Ao longo de sua pesquisa e atuação, passou por diferentes cidades e países, com destaque para o tombamento de um de um de seus murais na Itália como patrimônio cultural da cidade de Spinoso (2013); A participação na III Bienal Internacional Graffiti Fine Art (SP, 2015), Concepção artística e Produção dos paineís da Casa CISCO/ Olimpíadas Rio 2016, a realização do mural “Raizes de Cor” na empena de um prédio de quatro andares em Vitória (2014), Produções para IBM, com obra instalada na sede da empresa em São Paulo (2019); Curadoria da exposição coletiva “Preza” – recorde de visitação na Galeria Espaço Universitário – UFES (2022), Mural das Paneleiras em Goiabeiras, Vitória (2022) e o tríptico “Barro” (2021) que compõe o acervo do Tribunal de Justiça do Trabalho TRT-ES, instalado no hall de entrada da insituição em Vitória-ES. Em 2024, participou da exposição de 10 anos do Clube do Colecionador da Galeria Matias Brotas, principal galeria de Arte Contemporânea do Espírito Santo.
Eonete Alves Corrêa
Eronildes Fernandes Menezes
Rejane Correa Loureiro
Laurinda Alves Lucidato
Berenicia Corrêa Nascimento
Cecília de Jesus Santos
Eonete Alves Corrêa
Eronildes Fernandes Menezes
Rejane Correa Loureiro
Laurinda Alves Lucidato
Berenicia Corrêa Nascimento
Cecília de Jesus Santos
Em todo processo fui acolhido e presenteado com grandes aprendizados.
À medida que trabalhava no mural, testemunhava o trabalho árduo e ao mesmo tempo poético das Paneleiras, debaixo do mesmo sol e no mesmo local que guarda, preserva e resiste com uma história imensamente importante.



Entrevista para a TVE por ocasião da inauguração do Muro das Paneleiras

